18 de novembro de 2021
por Rodrigo Rodrigues

5 VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO PARA O SEU E-COMMERCE

"

Começar a ler

Já pensou em como atrair clientes e alavancar as vendas do seu e-commerce num ambiente cada vez mais competitivo, disputado e dinâmico?

Por um lado, milhares de propagandas da concorrência prejudicam a visibilidade de muitos negócios. Por outro, os ad blocks baixados pelos leitores que impedem que estes acessem devidamente o conteúdo.

Assim, o marketing de conteúdo é a resposta perfeita para os seus problemas.

CERTO, MAS O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

Podemos definir marketing de conteúdo como uma estratégia de marketing de criação e compartilhamento de conteúdo relevante e relacionado ao que se busca vender, na intenção de atrair e engajar o público-alvo. 

Esse tipo de conteúdo pode aparecer sob diversos formatos, como textos, vídeos, posts em redes sociais, infográficos, ebooks e e-mails.

Embora seja uma tendência que se popularizou nos últimos anos, já se observava seu uso há muito tempo, como no caso da John Deere, referência do ramo de máquinas agrícolas, que publicou sua revista “The Furrow”, no final do século XIX.

A edição foi inovadora pois, em vez de mostrar os anúncios e “empurrar” seus produtos para as pessoas, resolveu compartilhar conteúdo sobre agricultura. Com isso, os interessados obtiam informações e conhecimento do assunto junto da marca, depositando mais confiança e preferência na empresa.

Essa é a lógica que o marketing de conteúdo traz consigo, já que o conteúdo produzido não apresenta o produto diretamente, mas sim apresenta informações, curiosidades ou algo que desperte o interesse do público-alvo para, então, conduzi-lo a uma compra.  

Não é a toa que o marketing de conteúdo é considerado o “combustível” do Inbound Marketing (“marketing de atração”), pois o objetivo dessas estratégias é, justamente, fazer com que o cliente vá até você naturalmente, seja pelos blogs, ferramentas de busca, redes sociais, etc, diferente do marketing “tradicional”, em que os anúncios “empurram” os produtos para as pessoas.

E como o usuário vai até você? Basta entender o perfil do público-alvo, suas necessidades, preferências e dores, e o que ele desejaria buscar e ler. Então, chegamos na aplicação do marketing de conteúdo, transformando o consumidor  em um potencial cliente por vontade própria, de forma a seguir o funil de vendas.

ENTENDI, MAS QUAIS SÃO OS EXEMPLOS DE MARKETING DE CONTEÚDO?

Com o acesso diário e constante à internet e às redes sociais, o contato com marketing de conteúdo é cada vez mais frequente.

Sabe aquele dia de quarentena, ou no final de semana, nos quais você quer comer algo diferente, que não é encontrado pronto e faz com que coloque a mão na massa? O primeiro passo é buscar alguma receita, certo? Pronto, temos um exemplo clássico de marketing de conteúdo que a Nestlé utiliza, informando receitas em seu portal que têm como ingredientes alguns de seus produtos.

Uma segunda situação popular é quando você precisa trocar de celular. A primeira coisa a fazer é pesquisar sobre outros modelos, correto? Abrir a internet e começar a ver reviews, opiniões, novos lançamentos, os mais recomendados, os de melhor custo-benefício… e coincidentemente, você está em um blog da Magazine Luiza, por exemplo, que informa o que você quer saber com linguagem simples, acessível, e que te leva a entrar no endereço da página de compra, caso queira.

Outra empresa que usa cotidianamente o marketing de conteúdo é o Nubank, o qual, entre tantas estratégias, possui um canal no YouTube e um blog próprio, que buscam tratar de temas e assuntos envolvendo pagamentos, contas, cartões, economia, mercado financeiro e tantos outras questões que as pessoas buscam por conta própria e acabam criando uma conexão com a marca e propensão a consumir seus produtos.

Bem, mas só grandes empresas fazem isso? Não! Já observou em redes sociais e blogs de escritórios de advocacia que você conhece postagens sobre atualização de alguma lei ou um direito que é desconhecido por muitos? E os consultórios de saúde e academias falando sobre estilos de vida? E as lojas de roupas sobre as tendências da moda? Estratégias de marketing de conteúdo!

POR FIM, QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO PARA SEU NEGÓCIO?

Há muitas vantagens no uso do marketing de conteúdo para o seu e-commerce. Destacamos algumas delas abaixo:

1 – AUMENTO DO TRÁFEGO DO SEU SITE

Ter um conteúdo em seu domínio considerado interessante e relevante para o público-alvo pode fazer com que o seu site ocupe as primeiras opções de busca no Google, que são as mais importantes e as que possuem maior chance de serem clicadas. Isso mostra a influência dessa estratégia no SEO do site.

Uma pesquisa sobre tendências de marketing, Content Trends, da Rock Content,  em 2019, já evidenciou que as empresas que utilizam marketing de conteúdo possuem uma média de 2,2 vezes mais visitas que as que ainda não a usam, enquanto as organizações que produzem com mais frequência alcançam mais pessoas, com média de 4,2 vezes.

2 – MELHORIA NA CONFIANÇA DO PÚBLICO

Os seus conteúdos, trazendo diversos tipos de informações, conhecimentos e histórias, geram autoridade e renome sobre aquele determinado tema e ambiente. Assim, por consequência, promove-se a confiança de quem consumiu seu conteúdo.

Por isso, é crucial que se foque tanto na quantidade periódica, como também na qualidade do material produzido.

3 – EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO-ALVO

Os conteúdos também servem para apresentar caminhos e resoluções de problemas e desafios do seu público-alvo. Com eles, você pode mostrar aos potenciais clientes as soluções que está trazendo ao mercado, de maneira a fazer com que se sintam mais seguros para comprar, assim como despertar novos interesses e desejos.

4 – FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE

Ao conhecer seu negócio, seja por uma central de ajuda, um texto explicativo ou mesmo um e-mail marketing focado para aquele cliente, fica bem mais fácil conquistá-lo de vez, pois é bem mais simples e menos custoso vender para quem é cliente do que para quem não é, certo?

Assim, quanto mais assertivos forem os conteúdos no pós-venda, maior a chance dessas pessoas voltarem a consumir com você.

5 – AUMENTO DAS VENDAS

O aumento das vendas acontece de modo natural, orgânico, por causa dos fatores ditos acima, que estimulam um sentimento de confiança e reciprocidade com o seu potencial consumidor. No fim das contas, você, com seu conteúdo, o ajudou em uma determinada questão, e eles lembrarão de quem esteve do lado deles e passou a solução que buscavam.

Assim, vimos que o marketing de conteúdo está cada vez mais presente no nosso cotidiano, e a sua empresa não pode ficar de fora dessa tendência. Afinal, tem coisa melhor que garantir que o cliente vá até você de forma natural?!

E tudo isso que abordamos acima de forma simples e rápida, fazemos de forma completa e integral aqui na EJEA. Precisa de ajuda no seu negócio sobre marketing de conteúdo? Entre em contato conosco. Estamos prontos para definir as melhores estratégias de posicionamento digital do seu negócio.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

leia o próximo artigo

3 coisas que você precisa saber sobre Marketing Digital

3 coisas que você precisa saber sobre Marketing Digital

3 coisas que você precisa saber sobre Marketing Digital Já parou para pensar sobre a importância do Marketing Digital na atualidade? Neste artigo, veremos algumas das razões pelas quais o queridinho “mkt digital” é tão falado em todas as mídias na era da informação....

ler mais