1 de outubro de 2021
by Jenifer Maschietto

Saiba como organizar os processos da sua empresa em uma só ferramenta de gestão com o Pipefy!

"

Começar a ler

Cansado de procurar soluções digitais que não atendem ao que sua empresa precisa? Você tem interesse em aumentar a agilidade dos seus processos e buscar eficiência, de maneira a dar valor ao seu serviço ou produto? O Pipefy pode ser uma solução assertiva para você!

A plataforma é prática e intuitiva, e diferente de outras ferramentas de gestão, ela vem pronta para ser adaptada à realidade da sua empresa, ou seja, chega de pagar caro em softwares que tem mil e uma utilidades sem uso que estão paradas e você não sabe mexer, o diferencial do Pipefy é a customização de acordo com suas necessidades.

Primeiro, vamos entender o que são as tais ferramentas de gestão. De modo geral, são muito conhecidas por suas vantagens de auxiliar o time a organizar suas tarefas, assim como o Trello, ferramenta utilizada para integrar o time inteiro em uma única plataforma, de modo que possibilita a visualização de tudo que está acontecendo.


Sendo assim, neste artigo, vamos te apresentar o Pipefy, famoso unicórnio brasileiro que vem ganhando o coração de muitos empreendedores pelo mundo, já que a plataforma permite que os funcionários padronizem processos e fluxos de trabalho através do estilo Kanban, sem necessidade da atuação de terceiros especializados em programação.

Beleza, mas o que é o Pipefy?

O Pipefy é uma ferramenta de gestão de processos que dá a você o poder de automatizar processos que geralmente são feitos manualmente e levam um tempo precioso do seu dia com trabalhos repetitivos, e tudo isso sem precisar ser um expert em programação ou ter processos extremamente complexos na sua empresa.

A ferramenta pode ser utilizada desde a criação de uma demanda à sua execução, e também criar relatórios dinâmicos para análise de resultados já que possui “dashboards” muito semelhantes aos utilizados no PowerBI.

Mas você deve estar pensando: qual a diferença entre o Trello e o Pipefy?

pipefy vs trello

Como dito anteriormente, o Pipefy é uma plataforma de gerenciamento de processos, enquanto o Trello é uma ferramenta utilizada para gerir tarefas. Ficou confuso com os termos? Vem que te explico melhor!

A começar pelos processos, é importante defini-los como atividades sequenciais bem definidas que tem começo, meio e fim determinados e são cíclicos, ou seja, se repetem sempre da mesma maneira.

Como exemplo, podemos citar um processo de Recrutamento e Seleção cujo término é a contratação de funcionários, mas que volta a ocorrer em uma dada periodicidade.

Em contrapartida, as tarefas possuem um “o que” e “como” isso será feito dentro de um processo, de modo que têm um nível maior de detalhamento e podem ser atividades sequenciais ou interdependentes. Agora, voltando para o exemplo de Recrutamento e Seleção, as tarefas referentes a esse processo seriam: divulgação do processo seletivo, triagem de currículos, elaboração de dinâmicas avaliativas, construção dos critérios para avaliação dos candidatos, entre outras necessidades que esse processo exige para ser realizado.

Ademais, com o Pipefy, o gerente da área de RH constrói o processo em poucos minutos, além de determinar quais serão as etapas e tarefas do time, de acordo com a realidade da empresa. 

Por fim, o diferencial do Pipefy para o Trello é a dinâmica pós conclusão das tarefas, visto que os pipes são organizados em “fases”, e, quando o card é movido de uma fase para outra, as atividades mudam, ou seja, se o processo tem diferentes tarefas, cada vez que o card muda de fase, as tarefas também mudam dentro do fluxo de trabalho!

Agora, vamos ao que interessa: quais as vantagens de usar o Pipefy?

quais as vantagens do pipefy?

O Pipefy acelera a transformação digital do seu negócio! É uma plataforma low-code e no-code que dá a qualquer um o poder de criar processos sem, necessariamente, ter conhecimentos de programação. 

Além disso, ele permite que as empresas solidifiquem seus processos, de forma a empoderar profissionais a desenvolverem fluxos de trabalho através de uma abordagem sistêmica. 

Vale ressaltar que a importância dessa abordagem está na redução de erros e na otimização do tempo, as quais, consequentemente, geram um trabalho de maior qualidade, principalmente, por conta da padronização dos fluxos de trabalho.

“Marketing sem dados é como dirigir de olhos fechados”. Essa frase não se restringe ao marketing, já que gerenciar uma empresa com processos sem dados claros é o mesmo que ignorar pontos essenciais a ela, e aposto que não é isso que você quer, não é? Dessa forma, crie uma cultura na sua empresa, orientada por dados tenha ela o tamanho que for!

É importante lembrar, ainda, que, no Pipefy, os relatórios são dinâmicos, ou seja, todos os relatórios vinculados ao seus pipes são atualizados quando entra um novo card (pode ser uma solicitação, demanda, contas etc), assim, você não precisa mais atualizar seus dados de forma manual! UAU, né?

Além disso, outra vantagem dos relatórios do Pipefy é que eles são criados de forma personalizada para uso, de forma que você pode customizar as informações que deseja exibir nesse relatório. Junto a essa característica fenomenal, dentro dos relatórios você também consegue filtrar os dados do seu processo com base em quaisquer atributos gerais e campos do seu pipe.

Ademais, tais relatórios também podem ser exportados em formato em planilha (.csv), e você pode escolher se deseja baixá-lo diretamente no seu computador ou recebê-lo em seu e-mail. A partir daí, os dados podem ser usados no excel ou em outros softwares de análises aprofundadas. 

Ok, mas e se eu usar outros sistemas de informação?

O Pipefy pode ser integrado a outros sistemas já alocados em sua empresa, de modo que torna o fluxo de informações automático! São dezenas de softwares que se conectam com a plataforma, entre eles: Salesforce, Sage, Zendesk, SAP, Slack, Zoom, DocuSign, Asana, funcionalidades diversas do Google, HubSpot, Trello e muito mais!

Mas e se eu não usar nenhum programa listado no site do Pipefy?

Caso você use um programa que não está listado pelo Pipefy, você pode solicitar uma integração customizada com a equipe de apoio, e então seu problema estará resolvido!

Conheça o Pipefy, revolucione sua empresa

Por fim, é muito bom lembrar que grandes nomes como Santander, IBM, Volvo, Kraft Heinz, Toyota e Warner Bros  também utilizam o Pipefy e confiam nele. Felizmente, empresas de todo porte podem usar a plataforma para melhorar a eficiência de seus processos e otimizar seu tempo.


E aí, curtiu o artigo?

Nossa intenção aqui é te ajudar a achar a solução para a estrutura organizacional da sua empresa. Esse é um case de sucesso interno, pois o Pipefy foi a solução para solidificar os processos da EJEA Consultoria de maneira rotineira e profissional!

Nossa equipe é formada por 20 colaboradores e a plataforma é usada por todas as áreas da empresa de forma integrada e ágil, o que proporcionou independência para o time e visualização do andamento dos processos de cada área. 

Falando em processos, as principais atividades desenvolvidas no Pipefy pela EJEA são: Recrutamento e Seleção, Funil de Vendas e Pós-Vendas, controle dos OKR’s, formulários de pesquisa (interno e externo a empresa) e organização interna do fluxo de trabalho dos times!

Precisa de ajuda para implementar o Pipefy no seu negócio ou saber mais das suas funcionalidades? Entre em contato com um consultor, estamos animados para espalhar a palavra do Pipefy, o melhor software de gestão de processos para empreendedores!

ACOMPANHE NOSSAS POSTAGENS E TENHA ACESSO A E-BOOKS EXCLUSIVOS SE INSCREVENDO NO BOTÃO AO LADO! ➔

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

leia o próximo artigo

3 coisas que você precisa saber sobre Marketing Digital

3 coisas que você precisa saber sobre Marketing Digital

3 coisas que você precisa saber sobre Marketing Digital Já parou para pensar sobre a importância do Marketing Digital na atualidade? Neste artigo, veremos algumas das razões pelas quais o queridinho “mkt digital” é tão falado em todas as mídias na era da informação....

ler mais